quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Salve Orações de Abertura

  1. Salve
    Olorum
    Oxalá
    Xango
    Ogum
    Oxumaré
    Exu
    Oxóssi
    Omulu
    Ossaim
    Logum Edé
    Iemanja
    Oxum
    Obã
    Iansã
    Nanã
    Ewa
                                 
    Orações de Abertura
    PRECE DE CÁRITAS
    DEUS NOSSO PAI, que sois todo poder e bondade, dais a força àquele que passa pela provação, dais a luz àquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade. DEUS, dais ao viajor a estrela-guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso, ao órfão o pai.
    Senhor, que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade àquele que não vos conhece, esperança àqueles que sofrem. Que a vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
    DEUS, um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra; deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita; todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão; um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de amor e reconhecimento. Como Moisés sobre as montanhas, nós vos esperamos com os braços abertos, ó poder, ó bondade, ó beleza, ó perfeição. Queremos de alguma sorte receber a Vossa Misericórdia.
    DEUS dai-nos força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até vós. Dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão. Dai-nos a simplicidade, que fará de nossa alma um espelho onde deve refletir a Vossa Iluminada Imagem.
    PAI NOSSO
    Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos Senhor, porque Vós sois o Poder, o Reino e a Glória, para todo o sempre. Que assim seja, em nome de Deus.
    AVE MARIA
    Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Que assim seja.
    ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
    Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor, Onde houver ofensa, que eu leve o perdão, Onde houver discórdia, que eu leve a união, Onde houver dúvida, que eu leve a fé, Onde houver erro, que eu leve a verdade, Onde houver desespero, que eu leve a esperança Onde houver tristeza, que eu leve alegria, Onde houver trevas, que eu leve a luz. Mestre, fazei que eu procure mais Consolar do que ser consolado, Compreender do que ser compreendido, Amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, É perdoando que se é perdoado, É morrendo que se vive para a vida eterna.
    ORAÇÃO ÀS SETE LINHAS
    Oxalá mestre supremo, vós que refletistes o princípio criador, vós que sois o verbo solar, a ciência do verbo sublime, fazei supervisão de todos os Orixás na Terra, sendo assim a luz do Senhor. Deus Pai, consciência cósmica movedora do universo, abençoa-nos.
    Que Iemanjá, rainha do mar, leve sob grilhões para o fundo do mar, todas as perturbações materiais e espirituais.
    Que Ogum corte com sua espada todas enfermidades que estiverem no meu corpo.
    Que Iansã afaste de mim todas as tempestades, para o vento da bonança me trazer prosperidade.
    Que Oxum leve consigo todas as lágrimas que eu tenha que chorar, para nunca mais desespero ou desgraça me alcançar.
    Que toda a fortuna do mundo possa chegar aos meus pés com a força do sagrado Orixá Oxumaré.
    Xangô meu pai, solidifique como é a sua santa pedreira, todos os bens que eu alcançar.
    Salve o Nosso Senhor do Bonfim, salve todos os Orixás, que nos protejam nessa vida para nada nos faltar.
    HINO DA UMBANDA
    Refletiu a luz divina Com todo seu esplendor É do reino de Oxalá Onde há paz e amor Luz que refletiu na terra Luz que refletiu no mar Luz que vêm lá de Aruanda Para tudo iluminar A Umbanda é paz e amor É um mundo cheio de luz A força que nos dá vida E à grandeza nos conduz Avante filhos de fé Como a nossa lei não há Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxalá.
    Pontos de Umbanda
    Abertura
    Eu abro a nossa Gira com Deus e Nossa Senhora Eu abro a nossa Gira Samborei Pemba de Angola Oxalá, Meu Pai, tenha pena de nós, tenha dó A volta do mundo é grande, seus poderes são maiores
    Exú (Saudação: Mojubá / Laroiê)
    O sino da igrejinha faz belém-bem-bão O sino da igrejinha faz belém-bem-bão Deu meia-noite o galo já cantou Seu Tranca-Rua que é dono da Gira Oi corre Gira Pai Ogum mandou Seu Tranca-Rua que é dono da Gira Oi corre Gira Pai Ogum mandou
    O sino da igrejinha faz belém-bem-bão O sino da igrejinha faz belém-bem-bão Deu meia-noite o galo já cantou Seu Exú-Caveira que é dono da Gira Oi corre Gira Pai Ogum mandou Seu Exú-Caveira que é dono da Gira Oi corre Gira Pai Ogum mandou
    Repetir para:
    Seu Tiriri, Tatá Caveira, Maria Padilha, Maria Mulambo ...
    Ogum (Saudação: Patakuriê / Ogum Iê)
    Nessa casa de guerreiro Vim de longe pra rezar Rogo a Deus pelos doentes Na fé de Obatalá Ogum salve a Casa Santa Os presentes e os ausentes Salve nossas esperanças Salve velhos e crianças Preto Velho ensinou Na cartilha de Aruanda Que Ogum não esqueceu Como vencer a demanda A tristeza foi embora Na espada de um guerreiro E a luz do romper da aurora Vai brilhar nesse terreiro
    Seu cavalo corre Sua espada reluz Sua bandeira cobre Todos os filhos de Jesus Seu cavalo corre Sua espada reluz Auê seu Ogum Yara Aos pés da Santa Cruz
    Se seu pai é Ogum Vencedor de demanda Ele vem de Aruanda Pra salvar filhos de umbanda (2x) Ogum, Ogum, Ogum Iara Ogum, Ogum, Ogum Iara Salve os campos de batalha Salve a sereia do mar Ogum Iê, Ogum Iara Ogum Iê, Ogum Iara
    Ogum de Lei Não me deixe sofrer tanto assim (2x) Quando eu morrer Vou passar lá n'Aruanda Saravá Ogum Saravá Seu Sete Ondas (2x)
    Ogum não devia beber Ogum não devia fumar Pois a fumaça são as nuvens que passam E a cerveja a espuma do mar Pois a fumaça são as nuvens que passam E a cerveja a espuma do mar
    Cavaleiro na porta bateu Eu passei a mão na pemba para ver quem era... (2x) Era São Jorge guerreiro, minha gente ! Cavaleiro na força e na fé (2x)
    São Jorge é um grande guerreiro, guerreiro de Oxalá È vencedor de demanda dos filhos desse Congá È vencedor de demanda dos filhos desse Congá Seu cavalo é branquinho, igual a flor de algodão Seu capacete de aço, e sua lança na mão Sua capa e sua espada, vêm nos trazer proteção Sua capa e sua espada, vêm nos trazer proteção
    Seu Beira Mar Me diga o que trouxes do mar Seu Beira Mar Me diga o que trouxes do mar Ele vem do mar Vem beirando a areia Traz na mão direita O terço de Mamãe Sereia Ele vem do mar Vem beirando a areia Traz na mão direita O terço de Mamãe Sereia
    Luandá, Luandê Ogum Rompe-mato vai lhe protegê Luandê, Luandá Ogum Beira-mar vai lhe segurar Salve os astros, salve as matas Salve todos os Orixás Salve o povo da Umbanda Vamos todos Saravá
    Iansã (Saudação: Ieparrê)
    Ela é Matamba, ela é Oiá Ela é Iansã, desse Jacutá Ela é Matamba, do cabelo loiro Senhora dos ventos, da espada de ouro
    Ô Minha Santa Bárbara Que linda coroa Oi pelo amor de Deus Santa Bárbara Não me deixe a toa
    Iemanjá (Saudação: Odoiá / Ei Doce Iabá)
    Oh Iemanjá, senhora lá do aiê Oh Iemanjá, venha nos ajudar, oh Iemanjá Oh minha Mãe Iemanjá, com a sua luz divina Venha nos ajudar, oh Iemanjá, oh Iemanjá Rainha das águas sereia do mar, rainha das águas sereia do mar Oh Iemanjá, oh Iemanjá
    Iemanjá, ah doce Iabá, Iemanjá hoje é seu dia que beleza Salve a sereia do mar Lá vou eu prá beira do mar Levar flores prá Mãe Iemanjá É a minha oferenda a rainha suprema do mar Venha comigo irmão, vamos à beira do mar É oito de dezembro, hoje é dia de Mãe Iemanjá Venha comigo irmão, vamos à beira do mar É oito de dezembro, vamos todos Saravá
    Oxum (Saudação: Aieiê)
    Na cachoeira, eu vi, eu vi Rainha da cachoeira, eu vi, eu vi Mamãe Oxum, abençoando seus filhos, lá na cachoeira
    Ô viva Oxum Ô Iansã e Nanã Mamãe Sereia Viemos saudar Oi me leva Pras ondas grandes Eu quero ver as sereias cantar Eu quero ver os caboclinhos na areia Oi como brincam com Iemanjá Aruê, ê, ê, êeee Aruê Mamãe é dona do mar Aruê, ê, ê, êeee Aruê Mamãe é dona do mar
    Eu vi a mamãe Oxum Sentada na cachoeira Colhendo lírio, olê, olê, colhendo lírio, olê, olá Colhendo lírios pra enfeitar nosso Congá Colhendo lírio, olê, olê, colhendo lírio, olê, olá Colhendo lírios pra enfeitar nosso Congá
    Xangô (Saudação: Kaô Kabecilê)
    Relampeou, tremeu a terra, Meu Pai Xangô, no alto da serra Relampeou, tremeu a terra, Meu Pai Xangô, descendo a serra Meu Pai Xangô, Meu Pai Xangô, venha salvar os seus filhos aqui na Terra Meu Pai Xangô, Meu Pai Xangô, venha salvar os seus filhos aqui na Terra
    Pedra rolou Pai Xangô, lá nas pedreiras Afirma o ponto meu pai, na cachoeira Pedra rolou Pai Xangô, lá nas pedreiras Afirma o ponto meu pai, na cachoeira Tenho meu corpo fechado, Xangô é meu protetor Afirma o ponto meu pai, Pai de cabeça é Xangô Tenho meu corpo fechado, Xangô é meu protetor Afirma o ponto meu pai, Pai de cabeça chegou
    Quem rola pedra na pedreira é Xangô Quem rola pedra na pedreira é Xangô Girou na coroa de Zambi Girou na coroa de Zambi Girou na coroa de Zambi na maior
    Lá em cima daquelas pedreiras Tem um livro que é de Xangô Lá em cima daquelas pedreiras Tem um livro que é de Xangô Kaô, Kaô, Kaô cabeciem
    Nanã (Saudação: Saluba)
    O Nanã Borocô ai que Pembê, Oiá que Pembê Aruê, Oiá que Pembê
    Obaluaê (Saudação: Atotô)
    Atotô Obaluaê, Atotô Babá Atotô Obaluaê, Atotô é Orixá Meu Pai Oxalá é o rei, venha me valer Meu Pai Oxalá é o rei, venha me valer O Velho Omolu, Atotô Obaluaê
    Quem ver um velho no caminho, tome a benção Quem ver um velho no caminho, tome a benção A benção Obaluaê, a benção de Zambi a benção A benção Obaluaê, a benção de Zambi a benção
    Oxossi (Saudação: Quearô)
    Oxossi rei das matas, me dá licença prá chegar Sem a sua permissão eu não posso Saravá Oxossi rei das matas, me dá licença prá chegar Sem a sua permissão eu não posso Saravá Quem manda nas matas é Oxossi, quem manda nas águas é Iemanjá Quem manda nas pedras é Xangô, quem governa a Bahia é Nagô Salve Pai Oxalá, salve Mãe Menininha do Cantuá Salve Pai Oxalá, salve Mãe Menininha do Cantuá
    Caboclo (Saudação: Oquê)
    Aqui nessa Aldeia, tem um Caboclo que ele é Real Ele não mora longe, mora aqui mesmo nesse casuá Aqui nessa Aldeia, tem um Caboclo que ele é Real Ele não mora longe, mora aqui mesmo nesse casuá
    Estava na beira do rio Sem poder atravessar Eu chamei pelo Caboclo Caboclo Tupinambá Eu chamei pelo Caboclo Caboclo Tupinambá
    Salve a cabocla Jurema, rainha do nosso Congá Ela mora na floresta, na aldeia de Urubá Ela mora na floresta, na aldeia de Urubá A lua vinha surgindo, clareou a mata inteira Eu vi a cabocla Jurema, se banhando na cachoeira Eu vi a cabocla Jurema, se banhando na cachoeira Vamos cantar prá Jurema, nossa fiel louvação Pedindo aos caboclos de luz, saúde paz e união Pedindo aos caboclos de luz, saúde paz e união
    Boiadeiro (Saudação: Chetuá)
    Seu boiadeiro por aqui choveu Choveu que água rolou Foi tanta água que meu boi bebeu Foi tanta água que seu boi nadou
    Seu boiadeiro que vem Minas Que vem trazendo sua boiada Vem trazendo sua boiada, Boiadeiro Chapéu de couro na mão Chetuê, Chetuá Minha corda é de laçar Chetuê, Chetuá Se meu boi fugir eu vou buscar Chetuê, Chetuá Corda de laçar meu boi Chetuê, Chetuá Corda de meu boi laçar
    Baiano (Saudação: Oquê)
    Baiano é povo bom, povo trabalhador Baiano é povo bom, povo trabalhador Quem mexe com Baiano mexe com Nosso Senhor Quem mexe com Baiano mexe com Nosso Senhor
    Bahia, Ô África Venha nos ajudar Bahia, Ô África Venha nos ajudar Força baiana, Força africana Força Divina, vem cá vem cá Força baiana, Força africana Força Divina, vem cá vem cá
    Bahia é terra de dois Terra de 2 irmãos Governador da Bahia É Cosme e São Damião Bahia é terra de dois Terra de 2 irmãos Governador da Bahia É Cosme e São Damião
    Quem tem Baiano pisa, eu quero ver pisar Quem tem Baiano pisa, eu quero ver pisar A pisada do Baiano, faz a terra se espalhar
    Baiano bom, Baiano bom Baiano bom é que sabe trabalhar Baiano bom, Baiano bom Baiano bom é que sabe trabalhar Baiano bom é o que sobe no coqueiro Tira o coco, bebe a água e deixa o coco no lugar Tira o coco, bebe a água e deixa o coco no lugar
    Chico Baiano tem a coroa de rei Mas ele é o rei, é o rei da Guiné Vem Saravá o meu Pai de Aruanda Saravá Umbanda seus filhos de fé Vem Saravá o meu Pai de Aruanda Saravá Umbanda seus filhos de fé
    Marinheiro
    Seu Martim Pescador, que vida é a sua? É bebendo marafo, caindo na rua Eu também sei nadar, eu também sei nadar no mar Eu também sei nadar, eu também sei nadar no mar Eu também sei, também sei, também sei nadar Eu também sei, também sei, também sei nadar Na barra vi só dois navios Perguntando se podia entrar A barra já está tomada seu marujo Nessa barra aqui quem manda é Oxalá A barra já está tomada seu marujo Nessa barra aqui quem manda é Oxalá
    Preto-Velho (Saudação: Adorei as almas)
    Pai Joaquim cadê cadê Pai Mané ? Tá na mata apanhando guiné Pai Joaquim cadê cadê Pai Mané ? Tá na mata apanhando guiné Diga a ele que quando vier Que suba a escada E não bata o pé Diga a ele que quando vier Que suba a escada E não bata o pé
    Vovô não quer, casca de coco no terreiro Vovô não quer, casca de coco no terreiro Pra não lembrar dos tempos do cativeiro Pra não lembrar dos tempos do cativeiro
    Cambina mamanhê Cambina Mamãe-nhã Oi segura a Campina que eu quero ver Filhos de Umbanda não tem querer Segura a Campina que eu quero ver Filhos de Umbanda não tem querer O Povo de Cambina oi quando vem pra trabalhar O Povo de Cambina oi quando vem pra trabalhar Todo o povo vem por terra Campinar vem pelo mar Todo o povo vem por terra Campinar vem pelo mar
    Erê (Eremim)
    Cosme e Damião, Damião cadê Doun ? Doun foi passear lá no cavalo de Ogum Cosme e Damião, Damião cadê Doun ? Doun foi passear lá no cavalo de Ogum Dois dois sereias do mar Dois dois mamãe Iemanjá Dois dois sereias do mar Dois dois mamãe Iemanjá
    Fui no jardim colher as rosas A Vovozinha deu-me a rosa mais formosa Fui no jardim colher as rosas A Vovozinha deu-me a rosa mais formosa Cosme e Damião, Ôh Doun Crispim, Crispiniano São os filhos de Ogum Cosme e Damião, Ôh Doun Crispim, Crispiniano São os filhos de Ogum
    Mariazinha da beira da praia Como é que sacode a saia ? É assim, assim, assim Assim que sacode a saia É assim, assim, assim Assim que sacode a saia Juquinha da beira da praia Como é se que abana o boné ? É assim, assim, assim Assim que se abana o boné É assim, assim, assim Assim que se abana o boné
    ALGUNS PONTOS DE CANDOMBLÉ (KETO / ANGOLA IJEXÁ) (TRASCRIÇÃO FONÉTICA)
    Exú: Exú Lebara vodum aza quere-querê
    Ogum: Jalaê, Ogum onirê areguedê Ogum onirê cumorajô, Ogum onirê areguedê Aê, Ogum onirê areguedê Ogum onirê cumorajô, Ogum onirê areguedê
    Obaluaê: Eguelê Pipokã, Eguelê Pipokã Aê Aê Eguelê Pipokã
    Xangô: Ozaziê, Ozaziá, Ozaziê maiambolê, maiambolá Jasque nambô aê aê, que bela zazi ô zaziê
    Oxum: Ê, Emoriô, ê, Emoriô Orí Paô / Oní Paô
    Iemanjá: Oi Mikaiá, oi Mikaiá, zelombamda, zelombimda de mamãe, oi Mikaiá, zelombô Zelomina de Mamãe iê oi Mikaiá ê Kevê Kevê Kaiá, Kevê Kevê Kaiá Ô Mamãe de Aruanda segura engoma Kevê Kevê Kaiá
    Iansã: Agermitô, Di Aô, Agermitô, Di Oiá Agermitô, Di Aô, Agermitô, Di Oiá Iaé, aé aé, Agermitô, Di Oiá Iaé, aé aé, Agermitô, Di Oiá
    Oxumarê: Angorô sinhô Sibenganga já utali Sibenganga já utali
    Tempo: Oiá Tempo, Oiá Lambada Macurá Di Lê Oiaê Tempo, Óia Lambada Maculê
    Oxossi: Ó Lua Branca Leluê Ó Lua Branca Leluá
    Ossaim: Abajulaju Eueu, Abajulaju Euá Abajulaju Eueu, Abajulaju Euá Abajulaju Eueu, Abajulaju Euá Abajulaju Eueu, Abajulaju Achogum
    Logum: Logum a Becóia-cóia, Logum a Becóia-cóia Ejeuê Perimã, Logum a Becóia-cóia
    Nanã: O Nanã Borocô ai que Pembê, Oiá que Pembê Aruê, Oiá que Pembê
    Odé: Aê Bailachê, Odé Bailachê, Aê Bailachê
    Oxalá: Ororô Mojueuê, Mamagum ié ié Mojuô Vorum Legô Umbaô, Euaê é Mala Laichê É Mala Laichê Babá Mala Laichê Onibaba gunjatê, Obaba mi chorô

    Um comentário:

    1. descobrir seu site hoje fazendo minhas pesquisas espirituais gostei muito continue postando coisas novas valeu!

      ResponderExcluir